LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA
Epikéia é uma palavra que não ocorre no texto da encíclica
papal Veritatis Splendor. O conceito
como tal não é rejeitado, mas é tratado de forma implícita e com grande
reserva. Um grupo de moralistas alemães publicou um livro onde põem a nu o medo
que os homens do Vaticano têm da liberdade de consciência do Povo de Deus. Nos
documentos oficiais do Vaticano o povo é tratado com suspeita, como se no campo
moral não houvesse condições de tomar decisões sem o apoio maternal da Igreja de
Roma. Até mesmo teólogos moralistas de notória competência e comprovada
fidelidade à Igreja foram contemplados por Roma com um claro “puxão de
orelhas”.
O Magistério Romano teme a ignorância do povo católico
muito menos do que a possibilidade de perder a autoridade sobre a consciência
deste povo. As massas são volúveis e podem trocar de partido a qualquer hora.
Todo burocrata tem medo de tudo que possa baralhar os seus esquemas
consagrados. Para ele nada mais sagrado do que a tradição. Nenhum sistema autoritário
admite que alguém possa pensar em depositar menos confiança na palavra do
grande guia e condutor do povo do que em sua própria consciência. É próprio de
sistemas totalitários estabelecer normas rígidas tão claras e precisas que não
sobra espaço para a exceção.
Desde os tempos de Aristóteles os estudiosos da Ética se
acostumaram a opor ao rigor da lei o princípio da Epikéia. Pode-se definir a Epikéia
como inclinação a tomar sempre o partido da liberdade e da caridade toda vez
que as circunstâncias o exigirem.
A justiça, a caridade e o respeito à liberdade de
consciência não permitem que alguém tome sempre o partido da lei. Toda lei é
relativa a uma situação e a um determinado conjunto de valores. Por isso não é
lícito cumpri-la de modo mecânico e cego. Não é função do legislador detalhar
estas circunstâncias. É tarefa do súdito discerni-las. Cabe a ele definir em
última instância se lhe é permitido cumprir a lei ou não. Ser-lhe-á mais fácil
optar pela resposta correta se tiver em mente que toda lei possui um espírito e
uma letra. Nenhuma lei cai do céu tão perfeita que não necessita de eventuais
corretivos.
A lei que proíbe o uso dos métodos artificiais do controle
da natalidade não partiu da mente de Deus, nem direta, nem indiretamente. É uma
lei humana. Apoia-se em argumentos filosóficos, já que neste campo a Palavra de
Deus Revelada é omissa. Ora, em filosofia uma verdade vale o que valem os
argumentos em que se apoia. O lado frágil e problemático de toda a doutrina da
Igreja sobre planejamento familiar é a ausência de apoio teológico e
escriturístico.
Se os argumentos são discutíveis, a tese que se destinam a
sustentar também é discutível. Aí vem a pergunta que raramente aflora nas
discussões: pode o papa impor em nome da lei de Deus como obrigação moral uma
tese filosófica tão discutível quanto a que sustenta a imoralidade de uso de
métodos contraceptivos, arbitrariamente taxados como artificiais, isto é, como
antinaturais? E a razão, que lugar lhe resta em tudo o que se refere ao uso dos
meios mais apropriados de controle da natalidade?
Uma lei não se pode aplicar ao pé da letra. Por trás de
cada lei está a intenção do legislador que é a de proteger ou promover os
interesses do bem comum. Depois vêm os termos em que é formulada. Estes podem
ter um sentido claro. Mas podem ter também um significado ambíguo. O sentido
das palavras pode muito bem mudar com o tempo. Permanece a palavra, mas o seu
sentido já não é mais o mesmo.
Por fim, vem a interpretação da lei. Quem pode
interpretá-la? É só o legislador ou o representante da autoridade? E o súdito
fica apenas com a obrigação de cumpri-la? São só os superiores que têm
condições de saber o que é bom para o povo? O interesse pelo bem comum é
privilégio reservado às autoridades? Será que se pode tratar o povo como se no
meio dele não houvesse ninguém capaz de se governar por si mesmo?
O bom filho não é necessariamente aquele que pede a bênção
do pai para tudo. Não devemos cometer o erro de identificar os interesses da
Igreja com os de um determinado papa. Cada um deles tem o seu modo peculiar de
ver o mundo, que não é necessária e obrigatoriamente o único certo. Há papas
que se inclinam mais para um conceito hierático e hierárquico de Igreja. Outros
como João XXIII e João Paulo I preferiram a imagem da Igreja Povo de Deus.
Este último conceito, consagrado pelo Concílio Vaticano II, desloca o acento do
vértice para a base. Amplia-o dando-lhe uma extensão que inclua todos os seus
membros. O batismo, que é o mesmo para todos, gera uma igualdade tão fundamental
para a vida da Igreja quanto a diferença entre hierarquia e povo, clérigos e
leigos.
Por isso tudo, um casal católico consciente e adulto não se
coloca em oposição à Igreja. Procura corrigir e melhorar o que lhe é proposto
ou imposto pelos seus pastores. Se nossos leigos católicos tivessem a
consciência de que também são Igreja, haveria espaço e condições para um diálogo muito mais adulto
e promissor do que a atitude resignada e servil que a maioria deles adota.
O que caracteriza o conceito aristotélico de Epikéia é a preocupação pela justiça. A
aplicação de uma lei não redunda necessariamente em ato de justiça. Mesmo a
mais justa das leis pode tornar-se fonte e causa de injustiça. Basta
exagerar-lhe o rigor e a severidade. “Supremum
jus, suprema injustitia”! Assim
reza um dos axiomas fundamentais do Direito Romano. Tudo indica que, ao
condenar todos os métodos artificiais sem exceção, o Magistério da Igreja
católica abriu as portas a muita injustiça. Injustiça social e moral.
Padre Marcos Bach
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