terça-feira, 14 de maio de 2013


JESUS, MODELO DE LÍDER COMUNITÁRIO
           
O mais lídimo e completo Líder Comunitário foi Jesus. Foi Líder porque sempre ia à frente dos seus companheiros apontando o caminho. Caminhava com eles percorrendo em sua companhia as mesmas estradas, expondo-se às mesmas canseiras e aos mesmos perigos. Era companheiro de um modo como só Ele sabia sê-lo! Sabia emparelhar o passo com os que caminhavam depressa. Mas sabia também adaptar seu ritmo ao do mais lento, desde que ele continuasse caminhando.

            “Não se deve apagar uma tocha que ainda bruxoleia”, dizia.

Jesus conhecia muito bem os seus companheiros. Sabia o que se passava no íntimo da consciência de cada um deles. Interessava-se pelo bem-estar de cada um deles. “Faltava-vos, por acaso, alguma coisa quando vos enviei a pregar?” (Lc 22,35).

A vida de Jesus com seus apóstolos era realmente uma “Vita Communis”, podendo por isso servir de modelo de vida em Comunidade. Na base de qualquer paralelo está o modo como Jesus se relaciona com seus apóstolos. Era o Líder inconteste do grupo todo.

Não vale a pena ir à caça de modelos de liderança quando se tem na Pessoa de Jesus a possibilidade de encontrar todas as qualidades requeridas de Guia Espiritual. Em lugar de me alongar na descrição das virtudes todas do Divino Mestre, quero contentar-me aqui com a enumeração daquelas que julgo serem mais essenciais que as outras. 
                                                                                 (Continua na página ARQUIVOS DIVERSOS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário