quarta-feira, 18 de novembro de 2015


A FÉ EM DEUS E A FÉ NO HOMEM SÃO INSEPARÁVEIS


Do ponto de vista religioso cristão a fé em Deus é absolutamente inseparável da fé no homem. Se Cristo redimiu a Humanidade, então é no homem redimido, no homem de fé que devemos depositar nossa esperança de um futuro melhor.

E por homem de fé não se deve entender o que prega a fé e a ensina a outros, mas aquele que a vive e dela dá testemunho. Não são apenas padres ou moralistas que andam preocupados com a situação pré-falimentar da nossa civilização. Stanislav Groff é psiquiatra. O que ele diz concorda plenamente com o que o autor destas linhas pensa a respeito da situação do mundo atual.

Diz ele o seguinte: “Está cada vez mais claro que estamos numa rota suicida. Corremos contra o tempo para tentar corrigi-la. Sanções econômicas, medidas administrativas, negociações políticas e diplomáticas, intervenções militares, tudo isso foi um grande fracasso na busca de soluções viáveis. Em muitos casos estas coisas pioraram mais do que ajudaram. E só podia dar nisso mesmo porque tais providências de solução se baseiam na mesma filosofia e nas mesmas estratégias que deram origem ao problema. Para mim não há dúvida de que a única solução possível é uma profunda transformação psíquica e espiritual da humanidade. A questão é saber que isso vai ocorrer a tempo de evitar o desastre” (Revista Época - Fevereiro de 1999 - p.66).
     
Insistimos em continuar a ver o mundo, o homem e a Deus como viam os homens da era pré-científica. Queremos resolver nossos problemas da maneira mais indolor possível. Agimos como se fosse possível banir da história tudo o que há nela de errado recorrendo a decretos. A maioria de nós está disposta a mudar tudo contanto que não se veja na obrigação de mudar a si mesmo. No entanto é exatamente esta, no momento, a necessidade mais urgente.
 
Não basta querer mudar a sociedade, ou os outros. O essencial é a autoconversão da qual Jesus falou no início da sua pregação. Quem se julga dispensado da responsabilidade de se transformar internamente a cada ano que passa, não entendeu o recado de Jesus. É no interior das consciências que deve acontecer a revolução capaz de salvar a humanidade.

Padre Marcos Bach

Nenhum comentário:

Postar um comentário