quinta-feira, 12 de junho de 2014

O HOMEM NOVO EM IGREJA RENOVADA        

O que as Igrejas cristãs fizeram no sentido de implementar transformações sociais verdadeiramente significativas? Como iriam fazê-lo com alguma chance de sucesso se elas próprias representam nichos sociais privilegiados? E qual delas está disposta a mudar de rumo?
           
Jesus não depositou a menor confiança no judaísmo religioso do seu tempo. Não pactuou nem com os representantes do Império Romano, nem com os senhores do templo. Dedicou-se à tarefa de esboçar o perfil de um novo tipo de religiosidade cujo corolário mais “revolucionário” é a formação de um Novo Homem. Um Homem que tanto poderá ser homem quanto mulher. O objetivo principal de Jesus não foi o de fundar uma nova religião, mas o de criar um Novo Homem. Uma Igreja só merece o nome de cristã se for um lugar em que este Novo Homem poderá nascer e desabrochar!
           
O Vaticano, como todos os ambientes eclesiásticos, seguramente não é este lugar, pois não se parece em nada com um “Berçário”. É um ambiente por demais senil para merecer este qualificativo. Então, onde encontrar este berçário do Novo Homem que o teólogo jesuíta Karl Rahner descreve tão bem num opúsculo intitulado A Caminho do Homem Novo? (Ed. Vozes).
           
Ele existe perdido no meio do povo. Não possui atestado de batismo ou outro documento qualquer que comprove sua condição de Homem Novo. Não possui status religioso. Sua religiosidade dispensa ritos e cerimônias. É jovem, pois como poderia ser novo fosse velho, velho de corpo, de alma e de espírito? Não teme assumir riscos antes de todos os demais, o risco de promover mudanças. Quem tem que partir para a guerra são os jovens, porque ainda têm pouco a perder.
           
Nas cúpulas religiosas há demais pessoas temerosas de perder o fruto de uma carreira bem sucedida. Quem, cansado de um sistema religioso e moral excessivamente restritivo e acovardado, não sonha de vez em quando com uma Igreja diferente, em que é permitido avançar e progredir sem a obrigação de passar mais tempo respeitando limites do que ir até onde o Amor o impele? É este o perfil da autêntica Igreja de Cristo: um espaço social e cultural absolutamente aberto e livre, onde não é permitido impor limites além daqueles que a própria condição humana impõe.
           
Uma Igreja sujeita ao tipo de disciplina que alguns insistem em manter, não deve esperar que a História lhe seja propícia e que as novas gerações a aclamem e a amem com paixão.
           
Uma Igreja que não consegue mais do que cativar a mente de pessoas “idosas” e prematuramente “envelhecidas”, deveria pensar seriamente em sair de cena, dando deste modo lugar a uma Nova Igreja, jovem e dinâmica. Uma Igreja que tenha por hábito colocar-se em tudo à frente dos acontecimentos. Uma Igreja capaz de conduzir a humanidade e de levá-la a se distanciar do seu inglório passado, o mais possível.
                       
Existe um antagonismo radical entre o tipo de organismo social vampiresco e parasitário e o seu oposto, o organismo social sinergético e simbiótico. A diferença está no grau de participação dos membros todos no exercício do poder.

O povo católico, composto na sua maioria de pessoas humildes, nem sequer sonha com a ideia de assumir o poder e destronar o clero. O que a maioria deseja não é expulsar o padre e tomar o seu lugar. Nem sequer estão interessados numa Igreja sem padres e sem bispos. O que querem então?
           
Querem um novo tipo de relacionamento intraeclesial. Não querem ser lembrados apenas na hora de bater palmas à passagem do papa. Querem participar da vida da sua Igreja. Querem estar presentes quando e onde é discutido o futuro da sua Igreja. Não admitem que Cristo tenha tido a intenção de confiar todo o poder a uns poucos, excluindo dele a esmagadora maioria do Povo de Deus.
                       
Se Cristo nos redimiu para a Liberdade (Cf. Gl 5,1), então é condenável tudo o que impede o direito a seu exercício pleno. O conceito de “liberdade vigiada” é típico de regimes autocráticos. Lá onde se implanta um sistema bem montado de vigilância ideológica com a finalidade de manter sob controle o pensamento e a vontade do povo, não pode haver espaço para outra atitude que a de dizer amém e subscrever tudo o que já foi decidido.
           
O que queremos?
           
A humanidade precisa da Igreja de Cristo. Poderá ser a de Cristo uma Igreja que teme a liberdade mais do que os riscos e vícios de um regime despótico? Onde encontrar esta Igreja?
           
A Igreja católica certamente não é a encarnação viva da liberdade que Cristo nos veio trazer. É governada por homens que têm mais medo da liberdade do que do diabo. Até o papa admite que a Igreja tenha que converter-se.
                       
A vida da Igreja católica se encontra cristalizada há séculos em torno de um modelo estático. Não existe nela a mais remota chance de promover mudanças capazes de abalar a estrutura vigente e de pôr em risco a hegemonia da classe dominante. Ninguém deve esperar que o clero tome iniciativas destinadas a substituir por outro o modelo eclesial vigente. Por que os 400.000 clérigos que compõem a cúpula da pirâmide eclesial e constituem a espinha dorsal da Igreja de Roma iriam abrir mão de seus “sagrados” direitos?
           
“É a necessidade que ensina a gemer”, diz um ditado. O número de católicos anda em torno de um bilhão e duzentos milhões. Mas esta massa ainda não aprendeu uma lição que toda criança sabe: não aprendeu a gemer e a espernear. “Comem” tudo o que seus pastores lhes põem no cocho.
           
Os que “assistem” a missa aos domingos são os mesmos que à tardinha se acomodam ao pé de um aparelho de TV para acompanhar as peripécias dos personagens de suas novelas favoritas. A diferença está em que a novela é capaz de fazê-los chorar, algo que até um Marcelo Rossi é incapaz de conseguir.
           
A Igreja católica cometeu o grave erro de associar-se a um Império que já era decadente na época em que tomou esta decisão. O resultado foi idêntico ao que se pode esperar do casamento de uma jovem exuberante com um velho.
           
Como instituição a Igreja católica é tão “velha” e superada como o seria o Império Romano se ainda existisse. Todo o esplendor, pompa e grandeza com que a Igreja católica ainda costuma cercar a presença de seus “dignitários” ela o herdou do Império Romano. Tudo isto destoa escandalosamente do exemplo de vida de Cristo.

Padre Marcos Bach

Nenhum comentário:

Postar um comentário