quarta-feira, 4 de novembro de 2015


O SER ESPIRITUAL E O NÍVEL DE CONSCIÊNCIA

A evolução do homem é feita de ascensões a níveis cada vez mais elevados, com a consciência no papel de vetor deste processo. O homem cresce, se desenvolve e se aperfeiçoa como ser espiritual na mesma proporção em que desenvolve e aperfeiçoa a sua consciência. Do homem pode-se afirmar com razão que ele é, acima de tudo, consciência. Ela é a essência do seu ser espiritual.

Posta e aceita esta premissa, surge a pergunta: que forças produzem este movimento gradual de elevação¿ São as mesmas forças misteriosas que levaram a evolução até o limiar da consciência¿

Ou são forças que têm outra fonte de origem¿ É do “barro”, do chão e da terra que vêm a energia propulsora humana, ou pode-se admitir a hipótese de outra fonte de energia, colocada no “alto”, cujo poder de atração é responsável pelos estágios ulteriores do desenvolvimento humano¿

Ou encontra-se ela no interior da pessoa humana, constituindo o seu centro psíquico e elemento estrutural superior, como algo análogo ao neocórtex, ou algo semelhante ao interior de um elétron¿

Todas estas perguntas são relevantes e têm a seu favor a presunção de serem em futuro próximo as mais atinentes e sugestivas, capazes de abrir horizontes novos ao estudo da consciência do homem.

Com o cristianismo e a vinda de Cristo à terra, inaugurou-se uma nova fase da história. Os Evangelhos são explícitos quanto a este aspecto da mensagem cristã.

Para alcançar a salvação é preciso nascer de novo, diz Cristo a Nicodemos. É preciso nascer do alto.

O “novo homem” ao qual Cristo se refere, não nasce do sangue e da terra, mas de Deus.

É uma “nova criatura”, a quem cabe, entre outras tarefas, a de libertar o universo inteiro. Sua consciência é essencialmente superior, mais lúcida e penetrante que qualquer outra forma de consciência conhecida dos cientistas.

É ela que põe o homem, “que vive da fé” (como diz Paulo), em contato direto e imediato com a consciência Divina (Logos).

É do alto que irrompe a luz divina, que mostra o caminho da esperança cristã.

Não é apenas luz que se derrama, mas é força que atrai o espírito para o alto.

Doravante o homem passa a ser arrebatado pelo poder de atração do seu próprio futuro pós-histórico, pela força de atração do “Ponto Ômega” diria Teilhard.

Cristo veio inaugurar uma nova ordem, que afeta profundamente o relacionamento do homem com Deus, com seu semelhante e com o universo inteiro.

Veio (para usar a terminologia de Paulo) substituir a lei pela graça, a obrigação pelo amor.

Padre Marcos Bach

Nenhum comentário:

Postar um comentário